quinta-feira, 3 de março de 2011

Semanas se passaram (Cap. 29)



Julia Regina voltou ao Rio, pois tinha trabalho a fazer. Rosa como havia planejado permaneceu junto à família em São Paulo.
Como já tinha anos que não à viam Amália, Terezinha e Dino queriam saber de todas as novidades. Rosa durante os dias que permanecia ali se sentia como antes de tudo que lhe aconteceu, leve, segura e amada pelas pessoas que lhe conhecia muito bem. Evitava sempre que podia tocar num assunto que ela não queria nem pensar: “Claude”, por mais que Terezinha insistia, ela evitava, mas numa conversa com sua mãe.
Amália: Então Rosa quem é esse Doutore Claude? – perguntou ao enxugar as louças.
Rosa: É um sócio meu num projeto de casas populares. – respondeu sentada à mesa.
Amália: Isso eu sei filha, você já me respondeu mil vezes isso. Então quem é esse Doutore Claude? – repetiu a pergunta.
Rosa: O Doutore Claude mãe, é um francês que conheci como meu sócio, mais que me despertou um interesse que não queria. Me cativou, me ajudou e me acendeu aquela chama da paixão que tava adormecida. – por fim respondeu.
Amália: Hum agora sim, essa era a resposta que eu queria ouvir. – se sentou à mesa de frente pra filha. – Mais por que você não queria se interessar por ele?
Rosa: Por que ele tem fama de garanhão, de que conquista as mulheres por conquistar e depois às dispensa.
Amália: Mais a Julia Regina me contou que ele também gostou de você, filha.
Rosa: Não sei, pode ser mais um modo de conquista. Vai saber.
Amália: Ta vamos analisar se é isso mesmo. Me conta como foi que ele te ajudou?
Rosa: Me ajudou com o Nono, o cachorro que eu tinha, eu tava gripada e o Nono amanheceu doente e como não conseguia carregá-lo devido a gripe que peguei da chuva que tomei, chamei ele para me ajudar levar o Nono para o veterinário. Nono não resistiu e acabou morrendo, ele ficou comigo na hora que o Nono foi sacrificado e me apoiou quando cai no choro. – D. Amália ouvia tudo atenta aos detalhes e de como a filha falava do Claude – Depois tornou me ajudar no dia que fez 6 anos que Miguel morreu, no escritório ele me socorreu, me abraçando por que eu sentei no chão e comecei a chorar, ficou sentado no chão comigo o tempo todo e não permitiu que o Dr. Pedro me tirasse dos braços dele, não falou nada e nem me perguntou nada apenas ficou do meu lado, me levou pra casa, pois acabei dormindo em seus braços, pensei até que era a Julia Regina que estava comigo na cama, mais vi que era ele quando acordei no meio da noite, tinha um feição de preocupado, por mais que estivesse dormindo percebi que estava preocupado comigo. No dia seguinte acordei mais cedo e fui ao Aterro do Flamengo para pensar um pouco e deixei um bilhete o chamando, foi onde que expliquei o que aconteceu comigo. Naquele dia nos divertimos, sentir que ele queira que eu esquecesse o que me aconteceu no dia anterior. Depois que me vi interessada por ele, resolvi ir pra Búzios pra me afastar dele mais sentia que tinha alguém me vigiando, não sabia o que era por mais que eu tentava descobrir, tanto que recebia uns bilhetes de uma musica que nunca ouvi, depois descobrir que era ele que me mandava todas as terças feiras.
Amália: O que estava escrito no bilhete?
Rosa: Isso aqui. – entregou o bilhete que guardou no livro.
Amália: Eu não vi aqui, pra entender ou explicar, nem pedir nada pra mim, não quero nada pra mim, eu vi pelo que sei e pelo que sei você gosta de mim. É por isso que vim”. 
Rosa: Não entendo o que ele quer disser com isso, se ele não quer nada por que ia me ver? – confusa.
Amália: Mais sabia que você gosta dele. – brincou.
Rosa: Eu não gosto dele. – retrucou.
Amália: Não mesmo. Filha eu te conheço, você se esconde atrás dessa amargura toda mais no fundo o que mais quer é se entregar. Rosa minha filha, ele também não quer se entregar ou sei lá. Vamos analisar esse bilhete por partes Eu não vi aqui, pra entender ou explicar. Isso me passa que ele também está confuso assim como você. Nem pedir nada pra mim, não quero nada pra mim. Aqui pode ser que ele não quer nada que seja absurdo pra você dar a ele. 3º Isso ele tem certeza Eu vi pelo que sei e pelo que sei você gosta de mim. Isso não tem como negar minha filha, a sua atitude de se afastar dele demonstrou que você gostava dele e pra finalizar É por isso que vim. Isso Rosa é crucial juntando tudo, juntando o que você me contou e juntando esse bilhete: Ele também gosta de você, não importa a confusão que ele se encontra, ele também gosta de você. Só não quer admitir assim como você minha filha. Por que ir até Búzios atrás de você e não se aproximar deixando apenas um bilhete como presença pra mim, isso é por que ele não quer admitir o que sente por você. – finalizou.
Rosa: Mais mãe ele também sofreu no passado, o Frazão me contou que isso o marcou muito e ele não quer se ver apaixonado.
Amália: O que aconteceu com o Doutore Claude? – curiosa.
Rosa: Não sei, o Frazão não entrou em detalhes e também não perguntei para ele.
Amália: Passado: Referente há um tempo já findo. Diz-se de uma coisa que o tempo fez envelhecer, ou deteriorou. Findo: Acabado, concluído, terminado. – a olhou seriamente querendo uma resposta do que ela entendeu.
Rosa: Passado é passado não tem como ser vivido, já foi, aconteceu. – respondeu.
Amália: Passado, presente e futuro? Quais desses tempos têm que se viver?
Rosa: O presente, pois vivemos o agora e o futuro agente espera por ele.
Amália: E o passado onde entra?
Rosa: Não entra, pois não tem como reviver uma coisa que já aconteceu a segundos atrás.
Amália: Então minha filha esquece o passado, infelizmente aconteceu o que aconteceu, o Presente é o que tem que ser a sua preocupação agora, de vivê-lo intensamente e o Futuro dependendo do que fazemos no presente será maravilhoso.
Rosa ficou pensando e analisando as palavras da mãe.
Amália: Eu sei que foi um filho que você perdeu nessa história toda, nenhuma mulher que é mulher e tem a experiência de gerar um filho esquece o dia em que perdeu seu filho, infelizmente Miguel não esta entre nós, mais Miguel já teve o que uma mãe sempre é capaz de dar Amor. Sempre será lembrado com carinho por você, pois ele foi uma criança gerada com amor, então o guarde em seu coração minha filha, por que por mais que você venha ter outros filhos nenhum deles será capaz de substituí-lo. Lembre dos momentos que você ficava com ele na sua barriga acarinhando e o protegendo. E o Robson foi um farabuto como dizia seu pai. Claude é outro homem, não é a mesma pessoa. Então aproveite e viva o hoje, se não der certo com o Claude tente outro até encontrar a pessoa certa para você. – nisso parou de falar ao se lembrar de uma coisa que estava se esquecendo. – Espera um pouco. – e saiu em direção ao seu quarto.
Minutos mais tarde voltou com uma caixa na mão.
Amália: Toma é pra você.
Rosa: O que é isso?
Amália: Seu pai sempre escrevia cartas para você, mais nunca teve coragem de enviar. Eu não sabia que ele escrevia essas cartas. Até que no hospital ele me falou que tinha essa caixa com as cartas e me pediu pra te entregar. – e entregou a caixa.
Rosa ao abri aquela caixa encontrou varias cartas endereçadas a ela, lacradas e datadas. Ficou espantada de ver que a maioria sempre se datava no mesmo dia em que seu pai a expulsou de casa e no dia que seu filho havia falecido. Sua mãe a deixou sozinha para que ela pudesse ler mais a vontade. Ela leu todas as cartas mais a ultima chamou mais atenção.

São Paulo, 01 de Fevereiro de 2011
Querida filha mia Serafina Rosa Petroni.
Aqui se vai mais um ano em que mio neto Miguel Petroni faleceu devido a um acidente provocado pelo farabuto do Robson que nem gosto de me lembrar, que foi capaz de fazer a mia bambina sofrer. Serafina se você soubesse de como me arrependo do dia em que te coloquei pra fora de casa. Não sabia que aquela decisão de te abandonar num momento que você mais precisou de mim filha mia, ia te provocar tanto sofrimento. Sua mãe, a Amália sempre me acusava de ser um pai desnaturado por ter feito aquilo, mais mio orgulho falou mais alto. Ela sempre me dava noticias suas quando você estava na casa da D. Joana, eu havia proibido que ele fosse te ver mais isso não a impedia de saber noticias suas, eu fazia de conta que não ouvia mais estava atento para saber como estava a sua gestação se estava tudo certo com o mio neto. Quando descobri que você havia perdido o mio neto, você já tinha ido para o tal Rio de Janeiro. Perdi totalmente o chão, não conseguia acreditar que a mia bambina estava longe dos mios olhos, longe da mia proteção. Queria te buscar mais não sabia onde você estava, até que vi essa noticia no jornal falando do seu patrão o Doutore Pedro Henrique, falando onde era o escritório no Rio de Janeiro. Foi onde comecei a escrever essas cartas escondidas de sua mãe, mais nunca tive coragem de mandar pelo medo de você nunca me perdoar. Mais infelizmente me encontro no hospital internado com problemas no mio coração e sem chances de sobrevivência segundo o medico, sinto que essa será a ultima carta que te escrevo filha mia. Não queria que você viesse me ver e me perdoar apenas por que estou doente, te peço mia bambina, perdoe o seu pai turrão que é mais orgulhoso que o próprio orgulho, esquecer o que te fiz; isso eu não te peço por que não há como esquecer. Mais eu quero mia bambina que você não deixe que eu ou o Robson a deixe amargurada, não sofre pelo que te fiz e pelo que o Robson também te fez. Viva a sua vida mia bambina, pense que o que você viveu foi mais uma pagina que você escreveu, uma parte de sua vida que foi sofrida, mais que a próxima pagina, você pode escrever as melhores coisas se viver a vida de maneira mais plena, falando em escrever numa pagina me lembrei de uma frase que li uma vez:” Não faça de sua vida um rascunho, pois não teremos tempo de passá-la a limpo”. Eu fiz da mia vida um rascunho, nas partes mais importantes, eu não quero que você faça o mesmo com a sua vida. Seja feliz antes de tudo, não dê ao Robson o prazer de ter ver sofrida, amargurada pelo que ele te fez. Encontre um Grande Homem que lhe faça feliz, que aprecie e admire suas qualidades e que saiba conviver com os seus defeitos. Que saiba te consolar e saiba compartilhar suas alegrias. Encontre um Homem que lhe olhe nos olhos e lhe transmita segurança, que você saiba que sempre que necessário o terá ao seu lado. E tenho certeza que esse Grande Homem terá o prazer de ter uma Grande Mulher como você ao seu lado. Desejo-te felicidades mia bambina e que Deus abençoes seus caminhos, que te proteja de jeito que não te protegi. E que ele te dê o dom de me perdoar. Beijos de seu pai Turrão mais que te ama como sempre.
Att. Giovanni Petroni.

Rosa chorava ao ler a carta, seu coração já se sentia leve, por não estar mais carregando no peito o ressentimento que o pai lhe causou. Viu ali o que faltava para dar alguns passos no presente para fazer o seu futuro sempre melhor que o presente.
Agora que passos seriam esses?

2 comentários:

  1. HUMMMMMMMMMMMM, agora quero só vê o que Rosita vai fazer em relação a Claude.

    Rosa minha querida, por tudo o que você falou a sua mãe que Claude fez por você, já esta bem Claro que ele gosta de você, se toca. rum

    Isso Dona Amália, a senhora é das minhas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. FINALMENTE ALGUEM VOLTOU A ESCREVER...RSRSRS

    ResponderExcluir